quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Inquieta

Regressámos hoje de mais uma visita ao Prof. Yves Ville, Hospital de Poissy, Paris.
Sinto-me inquieta, angustiada.
Não há como não me sentir assim.
Fizémos mais duas daquelas super ecografias e uma ressonância magnética. Tenho agora 35 semanas e 5 dias de gravidez.
Aparentemente tudo está bem, a RM não regista quaisquer alterações fetais, e a ecografia também não. Contudo, quando analisei eu própria as medidas da bebé, não pude deixar de reparar que o perímetro cefálico está num percentil relativamente baixo (cerca de 10) estando o diâmetro bi-parietal (distância entre as fontes) no percentil 20 / 25. Embirrei com aquilo e o Prof. Yves Ville não me deixou sair de lá sem fazer uma segunda eco ao final da tarde, em que me mostrou que o perímetro cefálico é muito difícil de medir quando a cabeça do bebé, como é o caso da M., está já muito encaixada na pélvis. Ele mostrou-me que só se consegue ver cerca de 1/3 da circunferência cefálica e que a medida é, portanto, uma extrapolação. Ou seja, voltando a medir, ele obteve um PC no percentil 20/25 com relativa facilidade. Este percentil está longe de poder ser considerado microcefalia. Nem o percentil 10 é considerado microcefalia, só abaixo de 0. Ele quis que eu viesse embora descansada, mas confesso que continuo angustiada. É impossível viver esta gravidez como se não se passasse nada. Não deixo de pensar que somos uma família de cabeçudos, principalmente eu e o filhote que sempre andou com aquela cabeçona no percentil 90, quando tudo o resto está no 50.
Eu só consigo enfrentar bem os problemas quando tenho solução para o pior cenário. 
Mas para isto... para isto eu posso não ter solução. Pode não haver dinheiro, nem emprego, nem esforço, nem amigos nem boa-vontade que resolvam.
A questão é: faltam 3 semanas, se calhar nem isso. Estou a 3 semanas de poder ter que deixar de ter esperanças.
Tenho medo como acho que nunca tive na minha vida.

5 comentários:

  1. Olá!!!!

    Um beijinho grande para ti e muita força. Está quase.

    Maguy+Gu+Raul
    http://blogs.portaljunior.com/maguy

    ResponderEliminar
  2. Mesmo na eventualidade de alguma coisa não estar 100 %, nunca podes perder as esperanças.
    Há tanto a fazer, por qq criança, mesmo as que nascem injustamente com mais problemas!
    Mas nada disso se passará, concerteza. Quando metemos algo na cabeça, muitas vezes só olhamos para esse pequeno pormenor.
    Estás mesmo muito perto. Mantém-te tranquila, na medida do que conseguires. Um grande beijo

    ResponderEliminar
  3. Amiguinha!
    Nunca conheci ninguém tão corajoso, decidido e persistente como tu. Tu és simplesmente especial! Acreditem mesmo que todas as decisões que tomaram até agora foram de certeza as melhores e tudo vai correr bem. Estás rodeada dos que te amam, de grandes profissionais e tens um monte de amigos a torcerem por vocês e a enviar-vos energias positivas. Força Mada! Eu tenho muito orgulho em ser tua amiga, tu sabes que és um exemplo para mim, em muitas matérias e agora também nesta da maternidade! beijinhos aos dois. Gabriela

    ResponderEliminar
  4. Coragem....é isso mesmo o que te desejo!
    A tua história está a ajudar-me e muito para aguentar a minha barra...que também é muito pesada...
    Se quiseres, espreita o meu Blog
    http://aincertezadocitomegalovirus.blogspot.com/
    Beijos doces...
    Mari

    ResponderEliminar
  5. Fé e coragem, passei por algo parecido quando grávida da minha pequena Lia Luiza, nasceu apenas com Síndrome de Down, é uma benção em nossas vidas. Acredite tudo dará certo estamos aqui de Brasília torcendo por vocês de coração.
    Bjos
    Lourdes mãe da Lia Luiza

    ResponderEliminar