terça-feira, 2 de agosto de 2011

Actualização

Este blog precisa de uma actualização.
Continuo a receber muitos emails de pessoas - pais e mães - que estão a passar pelo problema da infecção por CMV na gravidez. Agradeço todos esses emails, que tenho imenso gosto em responder.
Supondo, contudo, que nem todas as pessoas que lêem o blog me contactam por email, é urgente deixar aqui as últimas actualizações:

- O Centro de Diagnóstico Pré-Natal do Hospital de Vila Nova de Gaia, em particular o Dr. Francisco Valente, continuam a trabalhar com muitos casos de CMV na gravidez, administrando o tratamento de imunoglobulinas anti-cmv (que foi, como sabe quem já leu o blog, o tratamento que eu fiz com 24 semanas de gravidez). Cito um comentário deixado neste blog, suponho que pelo próprio Dr. Francisco Valente:

"Sou profissional de saúde e estou a par deste grave mas solucionável problema. O Centro de Saúde de Vila Nova de Gaia é de facto o único em Portugal a fazer este tratamento. Fica aqui o contacto: prenatal@chvng.min-saude.pt, Dr. Francisco Valente
By Anonymous on CMV - Citomegalovírus on 4/13/11 "


- Tanto quanto sei, o tratamento com imunoglobulinas já é administrado antes da confirmação da infecção fetal (dada pela amniocentese) como forma justamente de prevenir a infecção fetal. Significa isto que todas as grávidas que receberem análises com prova de infecção primária por CMV poderão fazer o tratamento de imediato, sem terem que esperar pela amniocentese que, nos casos de CMV, só deve ser feita depois das 20 semanas.

- Vai haver uma conferência sobre CMV na gravidez no Porto, no final de Setembro, na Biblioteca Almeida Garrett (Palácio de Cristal). É um evento reservado a clínicos e investigadores. Estarão cá no Porto alguns dos médicos estrangeiros que me acompanharam na gravidez. Confesso que estou ansiosa por vê-los e por lhes mostrar a Maria! Fui convidada para fazer uma intervenção na conferência na perspectiva de mãe que viveu a experiência de uma gravidez com CMV.
O que me deixa verdadeiramente satisfeita é saber que este assunto começa a estar na ordem do dia e que a realização deste evento cá em Portugal vai, com certeza, actualizar a informação que muitos médicos portugueses têm sobre o CMV na gravidez.

- Por último, quero voltar a dizer que por muito que se leia neste blog, nada substitui a informação ou opinião do médico que acompanha a gravidez. O meu objectivo é despertar as consciências dos pais, para que se informem e percebam se o seu médico está, por sua vez, suficientemente actualizado para os ajudar a tomar as decisões correctas.


A minha filha Maria está a caminho dos 4 anos. Tem crescido normalmente, fazendo tudo o que se espera que faça na sua idade. Não tem, até agora, qualquer sequela do CMV.
Tem uns lindos cabelos loiros aos caracóis e uns expressivos olhos azuis emoldurados por uns óculos roxos muito fashion, que antes eram vermelhos, mas que entretanto se partiram.
É envergonhada quando não conhece as pessoas e enrola-se nas minhas pernas como um bichinho do mato. Quando conhece, lança o seu charme e fala que não se cala, no seu discurso sopinha de massa, contando histórias intermináveis sobre os seus primos imaginários (a Joana e a Sofia que moram em frente ao infantário dela mas que nunca podem ir à escola porque estão sempre doentes, o Sportacus, a Estefânia, o Mickey e a Minnie que também são primos).
Canta as músicas todas que aprende na escola, normalmente acompanhadas da respectiva coreografia.
É mandona e faz muitas birras.
Diz que vai ser médica.
Eu quero é que ela seja feliz, e acho que está no bom caminho.

5 comentários:

  1. Conheci este blogue antes desta última actualização pelos piores motivos. Estava grávida e as análises aos 6 meses acusaram a seroconversão. Tudo desabou...

    Lembrei-me hoje de aqui voltar, hoje que estou mais calma, mais confiante mas sempre com medo. A minha filha nasceu no fim de Agosto de 2011 e até agora não manifesta quaisquer sequelas, faz os exames auditivos com regularidade e tem as habituais consultas de pediatria. Mas sei que é cedo para respirar de alívio, sei que tenho de ter calma mas que houve muitas vitórias nestes 7 meses. Li agora que a sua filha tem, ou tinha na altura do post 4 anos, e desejei tanto mas tanto vir aos 4 anos dela escrever algo assim, que está tudo bem, que é feliz, que quis desejá-lo por escrito.
    Por isso, até qualquer dia ;)
    Felicidades

    ResponderEliminar
  2. Olá Paula N,

    Obrigada pelo seu comentário.
    Como eu entendo bem o que diz e o que sente.
    Se a sua filha tem quase 8 mesese e ainda não revelou quaisquer sequelas do CMV, tem mais é que respirar de alívio e aproveitar esta primeira infância que é maravilhosa e passa num instante. Que eu saiba, as hipóteses das coisas correrem mal a partir de agora são muitíssimo reduzidas.
    A Maria, que tem 4 anos, continua óptima, e mesmo a improvável possibilidade da surdez progressiva, neste momento,já não me tira o sono.
    Parabéns pela sua filha e espero pelo seu comentário, daqui a 3 anos e 4 meses, a descrever as peripécias dela.
    Felicidades para si também!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, a minha resposta tardou mas nunca me esqueci deste post. Sustos à parte, pois a minha filha tinha tendência para otites cerosas, o que sendo normal em qualquer criança nela sempre me suscitou um grande "e se?" uma vez que a audição nunca estava a cem por cento, por causa das otites. Hoje tem cinco anos, a caminho dos seis e não imagina o quanto desejei este momento, o de vir aqui dizer que está tudo bem. E porque sei que nem sempre as histórias acabam da melhor maneira, também devo acrescentar que nesta jornada de cinco anos fui ganhando forças que não sabia ter, e que mais do que a felicidade de estar tudo bem ganhei a força de saber viver com o que poderia surgir, e essa força deixa-me ainda mais feliz e confiante.
      Obrigada por tudo, foi mesmo muito importante ler todos estes testemunhos.
      Paula N

      Eliminar
  3. Olá...

    Li r re-li o seu blog e sem saber se devia deixar comentário ou não.

    O meu nome é Sandro (não sou uma mãe), e o nosso Manel nasceu no dia 06 de Março de 2012 (quase a fazer 2 meses).
    Devido a um pequeno problema a nivel muscular na zona axial, que entretanto evolui bem, o Manel teve de fazer uma ecografia com 1 mês.
    Como resultado apareceram umas manifestacões que a pediatra do hospital, vendo que a mãe era imune ao CVM, disse que poderiam ter tido origem numa qualquer gripe ou outro problema que a mãe possa ter tido na gravidez, e que teria tendência a desaparecer, marcando outra eco para os 4 meses.
    A nossa pediatra, quando lhes mostramos o relatório da eco, disse que podíamos fazer uma eco com um colega dela na nanatologia do Hospital de St.ª Maria, ao que acedemos e fizemos esta Segunda-feira.
    O resultado foi igual, as mesmas manifestações, mas este médico já nos assustou um pouco, dizendo que poderia estar relacionado com a CVM (a que a mãe é imune?!?!?), e marcou já um rastreio auditivo, e pelo que li no relatório dele, aconselha também um exame oftalmológico e uma ressonância para investigar e saber se está mesmo relacionado com o CVM, pois diz que no intervalo entre as duasd ecos, não houve qualquer evolução.
    O medo agora é imenso, e a ansiedade quase nos mata.
    Sendo a mãe imune tudo isto nos faz confusão, até porque, como muitos, nunca tinhamos ouvido falar neste virus.
    A nossa esperança e onde depositamos a nossa fé, é nas percentagens, e que o Manel, sendo assintomático, que não tenha nunca qualquer sequela, mas é devastador essa nuvem a pairar no futuro dele.
    Ele é um bébé lindo, sorridente (excepção à hora da cólica, como nós chamamos), que responde a todos os estímulos, ou pelo menos parece-nos a nós que sim.
    Para a semana temos o rastreio auditivo neurosensorial, e tudo isto assusta.
    Espero, tal como a Paula N, que daqui a uns anos possa estar aqui a falar do Manel com as melhores notícias possíveis.
    Rezamos por isso, não todos os dias, mas a toda a hora.

    Tudo de bom e parabéns pelo blog.
    E toda a felicidade e saúde do mundo para a Maria.

    Sandro Botelho de Almeida

    ResponderEliminar
  4. Great weblog right here! Also your web site loads up fast!
    What web host are you using? Can I get your affiliate link to your host?
    I wish my website loaded up as fast as yours
    lol

    My site Author's external home page...

    ResponderEliminar